VOCÊ ESCOLHE


relogio.jpgO tempo não pára, a melhor forma de aproveitá-lo é não desperdiçá-lo. Michael Cyrus

No mundo de hoje, como nunca, nós ‘profissionais multifuncionais’ temos que estar atentos às mudanças que ocorrem todos os dias, e com isso nossos afazeres não podem ser meramente uma repetição de rotinas. Por mais que façamos as mesmas coisas diariamente, podemos fazê-las de um jeito diferente, tornando o resultado do nosso labor mais produtivo e com melhor qualidade.

Você já sentiu a sensação de dar volta em círculos ou correndo para um lado e para outro sem sair do lugar? Então, isso acontece quando estamos sem propósito, sem uma visão geral da situação que nos rodeia, em outras palavras, quando estamos perdidos dentro do nosso próprio ambiente. Se você se sente assim, é hora de mudança positiva… É hora de se encontrar!

Planejar antes de executar, torna as coisas bem mais práticas… Muitos relutam quando ouve a palavra ‘planejamento’, e têm a idéia de algo muito demorado, engessado e somente técnico… Para outros em  estado mais crítico, planejar é perder tempo! Mas não estou falando de planejamento estratégico de uma grande empresa, onde se tem que pensar em longo prazo, seguindo diretrizes acadêmicas (…)

Planejar para fazer o melhor, nunca é perder tempo. Planejar é a maneira mais inteligente de criar estratégias para tomar as decisões mais produtivas. Agora me refiro ao planejamento do seu cotidiano de trabalho, algumas coisas que podem ser feitas:

Antes mesmo de entrar em sua sala, tenha em mente o objetivo de planejar, então lance no papel ou na tela do PC, as prioridades do dia, listando tudo e enumerando partindo da prioridade alta até a baixa. Vá exercitano, até planejar toda a sua semana, mesmo antes dela iniciar… Parece loucura não é? Mas, funciona. Experimente fazer isso!

Depois de lançar as prioridades, é hora de lançar a hora (o tempo)… Afinal tudo tem prazo determinado, então é necessário seqüenciar o que fazer primeiro e assim por diante, dentro do espaço de tempo disponível a você.

UM AVISO IMPORTANTE! Cuidado com os trabalhos levados para a casa… Seu tempo no seu lar é uma jóia rara, por isso, em casa é momento de compartilhar o amor com a família e relaxar, nada de matar esse preciso ‘tempito’ com questões de trabalho. Talvez financeiramente compense, mas o afeto e o carinho não têm preço! Pense nisso.

Bom, talvez você pergunte o que fazer com os improvisos e as coisas que acontecem fora do planejamento? Saiba que isso sempre vai surgir, mas mantenha o seu foco, para cada caso uma decisão diferenciada, você pode analisar tudo o que vier de novo e comparar com as tarefas já planejadas, valerá sempre o bom senso em ser eficiente e eficaz no seu local de trabalho.

Se você não pode fazer tudo, faça tudo o que puder. Planeje-se e gerencie seu tempo, ou então tudo irá gerenciará você. Você escolhe! Planejar ou não planejar, eis a questão!

Michael Cyrus

Publicado por Michael Cyrus

Husband, father, professor, business administrator. Esposo, pai, professor, administrador de empresas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: